Construção do novo conceito para o
Memorial Minas Gerais Vale
Ver mais
O projeto conceitual da pesquisa considera que as diversas Vozes de Minas devem estar representadas no Memorial. A intenção é permitir a abertura para leituras contemporâneas, possibilitando outros significados para o conceito de mineiridade, sem perder a característica de “museu de Estado”. O processo de construção foi participativo desde o diagnóstico, com a escuta interna, passando pela construção coletiva do projeto por toda a equipe multidisciplinar.
Criação de proposta para reforma da edificação
Ver mais
O prédio será parte do acervo do museu. A proposta envolveu a remoção de todas as camadas cenográficas que ocultavam a edificação, independentemente do grau de ornamentação e originalidade dos revestimentos por elas guardados, recuperando a edificação em seus espaços, suas proporções e suas materialidades como parte da experiência de visitação do novo Memorial Minas Gerais Vale.
Estudo preliminar do novo projeto arquitetônico
Ver mais
O estudo avaliou aspectos técnicos, econômicos e legais do projeto, a fim de conciliar as diferentes necessidades do novo museu e a preservação do patrimônio histórico. O subsolo seguirá abrigando as salas administrativas e a guarda de material. O 1º pavimento, as exposições de longa duração e o acolhimento aos visitantes. O 2º pavimento será dedicado exclusivamente às exposições de longa duração. Já o 3º pavimento, às exposições temporárias e ao auditório que será reformado com melhorias de acessibilidade e recursos cênicos.
Desenvolvimento do projeto executivo das áreas administrativas e de convivência
Ver mais
Construção de plano integrando projetos arquitetônico, estrutural, elétrico e hidráulico para atender diversas áreas do novo museu. A ação contempla o estudo para reforma de 13 áreas administrativas, como escritórios, salas de reunião, papelaria, salas técnicas, guarda de materiais e de reserva técnica para manipulação e guarda de acervo. As áreas de convivência, como recepção, café, pátio/espaço multiuso, oficina e educativo, também foram reprojetadas para o melhor acolhimento aos visitantes.
Pré-produção dos percursos narrativos e técnicas expositivas
Ver mais
Fase inicial do planejamento e desenvolvimento da nova exposição permanente do Memorial Vale. Durante os trabalhos, foi criada uma visão curatorial a partir da pesquisa, sendo definidos os subtemas da exposição, organizando o percurso narrativo que será apresentado aos visitantes. O novo Memorial foi criado por muitas mãos, de maneira intensamente colaborativa. A curadoria manteve contato permanente com os arquitetos, designers, historiadores, pesquisadores, especialistas em tecnologia, educadores, artistas e cineastas convidados, buscando realizar a troca de ideias e experiências.
Encerramento temporário das atividades do MMGV no edifício-sede
Ver mais
Para marcar o fim da antiga expografia, em 27 de julho de 2024, o Memorial Vale promoveu uma edição especial do Boa Noite Memorial, com 12 horas de programação educativa e cultural entre a tarde de sábado e a noite de domingo, possibilitando que o público tivesse um tempo maior para visitar o museu antes do fechamento para as obras de renovação.
Início das atividades do projeto Memorial Vale Itinerante, com ações extramuros
Ver mais
Durante o fechamento do edifício-sede para as obras de renovação, o museu continuou em atividade com o projeto Memorial Vale Itinerante em diversas cidades mineiras. Para o período de itinerância, foram realizadas ocupações, eventos culturais em prédios e vias públicas, ações educativas em escolas públicas e exposições:
Desenvolvimento do projeto de arquitetura e projetos complementares
Ver mais
A etapa consistiu na finalização dos projetos arquitetônico, estrutural, elétrico e hidráulico e de restauro, buscando resgatar a originalidade da edificação histórica.
Desmontagem da expografia
Ver mais
Ocorrida em julho de 2024, a desmobilização da primeira expografia permanente do Memorial Vale foi concluída no mês seguinte (agosto). Foram realizadas doações para o Museu Reduções, Memorial Bordados, Centro de Arte Popular (CAP), Biblioteca Pública de Minas Gerais e IEPHA. Peças sob empréstimo foram devolvidas para o Museu Mineiro, SECULT-MG, IEPHA e a Comunidade Quilombola dos Arturos.
Exposição Leonardo da Vinci
Ver mais
Primeira ação do Memorial Vale Itinerante, a exposição ocorreu no Espaço 356 entre 6 de setembro a 8 de dezembro de 2024, no bairro Olhos D’Água, em Belo Horizonte. A mostra ofereceu ao público uma experiência inédita nos estudos, rascunhos, experimentos e descobertas sobre arte, anatomia, engenharia, botânica e física realizados pelo artista e inventor Leonardo da Vinci. Com entrada gratuita, a exposição recebeu mais de 40 mil pessoas e atendeu escolas públicas e entidades do terceiro setor para visitas mediadas organizadas pelo Programa Educativo do Memorial Vale.
Exposição Oriará – Arte e Educação em Movimento
Ver mais
Criada para circular em uma carreta de 15 metros de comprimento, a exposição Oriará teve curadoria do Programa Educativo do Memorial Vale e trouxe obras de artistas negros e indígenas, representantes de diversas regiões de Minas, propondo reflexões sobre temas como oralidade, território, linguagem, tecnologias e bem viver. Com entrada gratuita, a exposição ocupou praças e parques, passou pelas cidades de Belo Horizonte, Congonhas, Jaíba, Curvelo, Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo, Barão de Cocais, Brumadinho, Nova Lima e Belo Vale. A mostra recebeu mais de 30 mil pessoas e ofereceu ações educativas e culturais ao público, além de formações educativas para professores da rede pública.
Devolução da edificação ao seu estado original
Ver mais
Realização do processo de desvelamento do prédio, que consistiu em remover estruturas de ferro, de plástico e de madeira, além de pisos do tipo carpete e vinílico, buscando com que a edificação retorne ao seu estado original.
Desenvolvimento do novo projeto de expografia
Ver mais
A curadoria da nova exposição permanente do Memorial Vale é assinada por Isa Grimspum Ferraz e Marcelo Macca e foi construída a partir da pesquisa desenvolvida pelas escritoras e pesquisadoras Heloisa Starling e Lilia Schwarcz. A expografia permanente do Memorial Vale trará à luz um novo olhar sobre aspectos da grande diversidade física e humana do estado, em toda a sua complexidade e beleza, apresentando uma outra perspectiva sobre a formação histórica, social e cultural de Minas Gerais.
Início da obra
Ver mais
A reforma do edifício partiu do subsolo e se estendeu aos demais pavimentos, promovendo atualizações e reformas estruturais, de instalações prediais e de restauro. Com a montagem do canteiro de obras, os tapumes que cercaram a parte externa do Memorial Vale receberam obras de grafite de duas mulheres indígenas sob o nome de Exposição Cosmogonias: “O Mundo Pataxoop” de Liça Pataxoop e “Pele” de Kawany Tamoyos. Liça e Kawany, em comemoração ao Mês das Mulheres em 2025.