Inaugurado em 2010, o Memorial Minas Gerais Vale (MMGV) está localizado na Praça da Liberdade, no coração de Belo Horizonte. Sua vocação é valorizar a história e as tradições de Minas Gerais, junto às artes e às expressões do contemporâneo, propondo o intercâmbio entre passado e presente e a reflexão sobre o futuro. O resultado é um centro cultural vivo e dinâmico, para todos os públicos e em constante renovação.
O Memorial atualmente passa por obras para renovação da expografia permanente e requalificação predial. Sua programação, inteiramente gratuita, abre espaço para as diferentes expressões artístico-culturais, novos artistas e vozes periféricas. São espetáculos infantis, exposições de arte, saraus, oficinas e palestras, festivais e shows que, não raramente, extrapolam os muros e ganham o entorno do espaço. O museu já recebeu mais de 1,5 milhão de pessoas em suas atividades culturais e educacionais.
O Memorial faz parte do Circuito Liberdade, corredor cultural formado por 24 instituições que reúne diferentes aspectos do universo cultural e artístico, e do Conselho Internacional de Museus (Icom). Já recebeu as seguintes premiações / reconhecimentos:
O prédio do Memorial foi inaugurado em 1897, já tendo abrigado a Secretaria de Estado da Fazenda. Seu conjunto é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha/MG.
O edifício é uma atração única com seu pátio central, a escadaria de ferro, que pode ser vista da rua, e as linhas arquitetônicas de inspiração francesa.
O edifício-sede que abriga o Memorial Minas Gerais Vale passa por obras de renovação para adotar uma nova estratégia de ocupação museográfica e infraestrutural. Criada a muitas mãos, a nova expografia permanente tem a curadoria de Isa Ferraz e Marcelo Macca e fará uma mistura inédita de obras de arte, objetos históricos e peças audiovisuais criadas especialmente para o Museu, propondo um diálogo entre o ontem, o hoje e o amanhã no qual o visitante é o protagonista.
O Memorial Minas Gerais Vale é um espaço de memória que se renova a cada dia. Mantém-se atual porque se abre à diversidade e à experiência mútua, oferecendo oportunidades iguais de acesso à cultura a todos os públicos. Alguns exemplos:
Desde 2017, o projeto Diversidade Periférica abre o palco do Memorial para os artistas das comunidades periféricas de Belo Horizonte. Rappers, performers, grupos teatrais dos morros, MCs e poetas ocupam o espaço do museu com a sua arte.
Desde 2013, o Boa Noite Memorial reúne grupos e artistas representativos da cultura de Belo Horizonte para uma celebração eclética que só termina na madrugada. Públicos de todas as idades se encontram no Memorial e no seu entorno e assistem a shows, leituras, intervenções artísticas, projeções, bailes e performances. Já foram realizadas onze edições do evento, com a participação de mais de 75 mil pessoas.
Os projetos Museu, Lugar de Criança, de 2013, e Memorial para Bebês, de 2019, envolvem crianças de várias faixas etárias, e de grupos escolares, em ações lúdicas e sensoriais que exploram o acervo do museu e estimulam a aprendizagem. A publicação Zigzar – Entre Crianças e Memórias foi lançada pelo Educativo do museu em 2019, fruto das vivências educacionais junto às crianças.
Desde 2014, o Memorial tem realizado ações com foco em grupos LGBTQI+:
Memorial Minas Gerais Vale
Gestor
Wagner Tameirão
Administrativo
Bianca Dias Pereira; Cláudia Salviano e Mireille Silva.
Comunicação
Bruno Azevedo e Fernando Araujo.
Produção
Gabriella Seabra; Gustavo Ruas e Rafael Souza.
Educativo
Supervisora: Pompea Tavares
Analistas Pedagógicos: Larissa Maria Santos Altemar, Smally Gonçalves Rodrigues
Produtor educativo: Ulisses Rodrigues
Educadores: Amanda Eltz; Amanda Marzano; Camila Cardoso; Danira Morais; Dyego Machado; Gerson Melo; Júlia Ribeiro; Liliane Moreira; Gustavo Rodrigues; Maicon Cruz; Mell Santos e Stephanie Lima.
Operações
Elenice Aparecida Martins
Técnicos
Claudiney Antônio Martins
Davidson Cézar Nunes
Ricardo Cavalcanti Gomes
Instituto Cultural Vale
Conselho Estratégico
Flavia Constant
Hugo Barreto
Octavio Bulcão
Diretoria Executiva
Hugo Barreto (Diretor Presidente)
Luciana Gondim
Gisela Rosa
Conselho Fiscal
Paulo Simas
Flavia Rodrigues
Coordenadora de Projetos e Patrocínios
Marize Mattos
O Memorial Minas Gerais Vale está sob a gestão do Instituto Cultural Vale, criado em 2020 com o propósito de potencializar a atuação da Vale na cultura, valorizar patrimônios, democratizar o acesso e fomentar as expressões artísticas. Há quase duas décadas, a Vale investe e procura fomentar as múltiplas manifestações culturais brasileiras, em toda a sua diversidade.
A atuação do Instituto Cultural Vale – em museus e centros culturais próprios, na preservação e valorização dos patrimônios material e imaterial e nas múltiplas manifestações artísticas que realiza ou fomenta – é sustentada pela visão de que a cultura é instrumento de transformação social, capaz de gerar impacto positivo na vida das pessoas e construir um legado para futuras gerações.
Além do Memorial, o Instituto Cultural Vale reúne o Museu Vale (ES), o Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Todos são espaços abertos ao público, com visitação gratuita, atuação junto a escolas e organizações sociais, identidade e vocação próprias, construídos para e com as comunidades dos territórios dos quais são parte.
O Circuito Liberdade nasceu em 2010 por meio de uma ação inédita e inovadora do Governo do Estado de Minas Gerais. Em parceria com a iniciativa privada, os prédios históricos situados em torno da Praça da Liberdade, antes ocupados pela administração pública, passaram a ser espaços voltados para a arte, a cultura e a preservação do patrimônio.
De lá para cá, o Circuito transbordou a Praça da Liberdade e ampliou seu raio de atuação integrando novos centros culturais e também empreendimentos turísticos, educativos e criativos localizados no perímetro da Av. do Contorno, que corresponde ao projeto original da criação de Belo Horizonte.
Sob a gestão da Fundação Clóvis Salgado, o Circuito Liberdade ganhou mais dinamismo e articulação para se posicionar como o maior ecossistema de cultura, turismo, educação e criatividade da América Latina, dedicado à promoção, democratização e acesso à arte e ao patrimônio.
A Fundação Clóvis Salgado é uma autarquia ligada à Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais que fomenta, produz e difunde as artes e a cultura no estado, por meio de parcerias, programas de ensino e pesquisa nas diferentes áreas artístico-culturais voltadas à população. Clique aqui e saiba mais sobre a Fundação.
Memorial em movimento
A atuação do Memorial Minas Gerais Vale não se limita ao seu edifício-sede. As mostras itinerantes Africanidades e Mineiridades, idealizadas pelo Programa Educativo, levam recortes expositivos e temáticos do acervo do museu às cidades mineiras, sempre com visitação gratuita.
Também são realizados encontros de formação dos temas e troca de experiências entre o Memorial e os educadores, professores e agentes culturais locais.
As itinerâncias fazem parte das ações de democratização e de ampliação do acesso ao Memorial.
Mostra Africanidades
Criada em 2015, a mostra itinerante Africanidades discute as questões étnico-raciais e os aspectos relacionados à matriz africana e sua influência na sociedade brasileira. Já circulou por nove cidades mineiras, junto ao programa de formação em relações étnico-raciais para educadores e professores locais.
A itinerância Africanidades venceu a 6ª edição do Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus do Programa Ibermuseus, em 2015. A mostra também deu origem à publicação Memorial Itinerante Africanidades, que aborda a cultura negra e o continente africano.
Mostra Mineiridades
Desde 2017, o Memorial realiza a mostra itinerante Mineiridades, seguindo o êxito do projeto Africanidades. O objetivo, aqui, é compartilhar as identidades do “ser mineiro” pelo interior de Minas. A mostra utiliza recortes do acervo do Memorial Vale e também integra a história das cidades por onde passa, como forma de valorizar a cultura e as tradições locais.
O projeto já visitou 12 municípios do estado. Os encontros de formação com professores e educadores locais resultaram na publicação do livro Mirabilia em carro de boi – Tecendo identidades no Memorial Minas Gerais Vale, cuja finalidade é pedagógica, abordando o trabalho educacional em museus.
Mostra Oriará – Arte e Educação em Movimento
Exposição de arte contemporânea realizada entre janeiro e julho de 2025, desenvolvida pelo Programa Educativo do Memorial Vale. É um projeto autoral com foco em promover artistas negros e indígenas de Minas Gerais, passou pelas cidades de Belo Horizonte, Congonhas, Jaíba, Curvelo, Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo, Barão de Cocais, Brumadinho, Nova Lima e Belo Vale.
Além da exposição, o projeto realizou formação de professores com docentes de instituições públicas, promoveu atrações culturais e ações educativas com agentes locais.
Compartilhando conhecimentos
O Memorial Minas Gerais Vale publica e disponibiliza livros, cartilhas, materiais educativos e catálogos relacionados à sua atuação nos campos da cultura, das artes e da educação. O objetivo é sistematizar e difundir os conhecimentos gerados no museu.
Acesse aqui os materiais disponíveis.
Publicações do educativo
Catálogos
Praça da Liberdade, 640,
esquina com Rua Gonçalves Dias
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil
30140-010 – (31) 3308-4000
Links
Informações