Inaugurado em 2010, o Memorial Minas Gerais Vale (MMGV) está localizado na Praça da Liberdade, no coração de Belo Horizonte. Sua vocação é valorizar a história e as tradições de Minas Gerais, junto às artes e às expressões do contemporâneo, propondo o intercâmbio entre passado e presente e a reflexão sobre o futuro. O resultado é um centro cultural vivo e dinâmico, para todos os públicos e em constante renovação.
O Memorial atualmente passa por obras para renovação da expografia permanente e requalificação predial. Sua programação, inteiramente gratuita, abre espaço para as diferentes expressões artístico-culturais, novos artistas e vozes periféricas. São espetáculos infantis, exposições de arte, saraus, oficinas e palestras, festivais e shows que, não raramente, extrapolam os muros e ganham o entorno do espaço. O museu já recebeu mais de 1,5 milhão de pessoas em suas atividades culturais e educacionais.
O Memorial faz parte do Circuito Liberdade, corredor cultural formado por 24 instituições que reúne diferentes aspectos do universo cultural e artístico, e do Conselho Internacional de Museus (Icom). Já recebeu as seguintes premiações / reconhecimentos:
O prédio do Memorial foi inaugurado em 1897, já tendo abrigado a Secretaria de Estado da Fazenda. Seu conjunto é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha/MG.
O edifício é uma atração única com seu pátio central, a escadaria de ferro, que pode ser vista da rua, e as linhas arquitetônicas de inspiração francesa.
O edifício-sede que abriga o Memorial Minas Gerais Vale passa por obras de renovação para adotar uma nova estratégia de ocupação museográfica e infraestrutural. Criada a muitas mãos, a nova expografia permanente tem a curadoria de Isa Ferraz e Marcelo Macca e fará uma mistura inédita de obras de arte, objetos históricos e peças audiovisuais criadas especialmente para o Museu, propondo um diálogo entre o ontem, o hoje e o amanhã no qual o visitante é o protagonista.
O Memorial Minas Gerais Vale é um espaço de memória que se renova a cada dia. Mantém-se atual porque se abre à diversidade e à experiência mútua, oferecendo oportunidades iguais de acesso à cultura a todos os públicos. Alguns exemplos:
Desde 2017, o projeto Diversidade Periférica abre o palco do Memorial para os artistas das comunidades periféricas de Belo Horizonte. Rappers, performers, grupos teatrais dos morros, MCs e poetas ocupam o espaço do museu com a sua arte.
Desde 2013, o Boa Noite Memorial reúne grupos e artistas representativos da cultura de Belo Horizonte para uma celebração eclética que só termina na madrugada. Públicos de todas as idades se encontram no Memorial e no seu entorno e assistem a shows, leituras, intervenções artísticas, projeções, bailes e performances. Já foram realizadas onze edições do evento, com a participação de mais de 75 mil pessoas.
Os projetos Museu, Lugar de Criança, de 2013, e Memorial para Bebês, de 2019, envolvem crianças de várias faixas etárias, e de grupos escolares, em ações lúdicas e sensoriais que exploram o acervo do museu e estimulam a aprendizagem. A publicação Zigzar – Entre Crianças e Memórias foi lançada pelo Educativo do museu em 2019, fruto das vivências educacionais junto às crianças.
Desde 2014, o Memorial tem realizado ações com foco em grupos LGBTQI+:
Memorial Minas Gerais Vale
Gestor
Wagner Tameirão
Administrativo
Ana Silva, Bianca Dias Pereira e Mireille Silva.
Comunicação
Bruno Azevedo e Fernando Araujo.
Produção
Gabriella Seabra; Gustavo Ruas e Rafael Souza.
Educativo
Supervisora: Pompea Tavares
Analistas Pedagógicos: Mell Santos e Smally Gonçalves Rodrigues
Produtor educativo: Ulisses Rodrigues
Educadores: Amanda Marzano; Camila Cardoso; Dyego Machado; Gerson Melo; Gustavo Franca; Gustavo Rodrigues; Júlia Ribeiro; Liliane Moreira; Maicon Cruz; Mariana Lopes e Stephanie Lima.
Operações
Elenice Aparecida Martins
Técnicos
Claudiney Antônio Martins
Davidson Cézar Nunes
Ricardo Cavalcanti Gomes
Instituto Cultural Vale
Diretoria
Luciana Gondim
Gisela Rosa
Conselho Fiscal
Paulo Simas
Flavia Rodrigues
O Memorial Minas Gerais Vale está sob a gestão do Instituto Cultural Vale, criado em 2020 com o propósito de potencializar a atuação da Vale na cultura, valorizar patrimônios, democratizar o acesso e fomentar as expressões artísticas. Há quase duas décadas, a Vale investe e procura fomentar as múltiplas manifestações culturais brasileiras, em toda a sua diversidade.
A atuação do Instituto Cultural Vale – em museus e centros culturais próprios, na preservação e valorização dos patrimônios material e imaterial e nas múltiplas manifestações artísticas que realiza ou fomenta – é sustentada pela visão de que a cultura é instrumento de transformação social, capaz de gerar impacto positivo na vida das pessoas e construir um legado para futuras gerações.
Além do Memorial, o Instituto Cultural Vale reúne o Museu Vale (ES), o Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Todos são espaços abertos ao público, com visitação gratuita, atuação junto a escolas e organizações sociais, identidade e vocação próprias, construídos para e com as comunidades dos territórios dos quais são parte.
O Circuito Liberdade nasceu em 2010 por meio de uma ação inédita e inovadora do Governo do Estado de Minas Gerais. Em parceria com a iniciativa privada, os prédios históricos situados em torno da Praça da Liberdade, antes ocupados pela administração pública, passaram a ser espaços voltados para a arte, a cultura e a preservação do patrimônio.
De lá para cá, o Circuito transbordou a Praça da Liberdade e ampliou seu raio de atuação integrando novos centros culturais e também empreendimentos turísticos, educativos e criativos localizados no perímetro da Av. do Contorno, que corresponde ao projeto original da criação de Belo Horizonte.
Sob a gestão da Fundação Clóvis Salgado, o Circuito Liberdade ganhou mais dinamismo e articulação para se posicionar como o maior ecossistema de cultura, turismo, educação e criatividade da América Latina, dedicado à promoção, democratização e acesso à arte e ao patrimônio.
A Fundação Clóvis Salgado é uma autarquia ligada à Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais que fomenta, produz e difunde as artes e a cultura no estado, por meio de parcerias, programas de ensino e pesquisa nas diferentes áreas artístico-culturais voltadas à população. Clique aqui e saiba mais sobre a Fundação.
Praça da Liberdade, 640,
esquina com Rua Gonçalves Dias
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil
30140-010 – (31) 3308-4000
Links
Informações