Neste concerto cênico do Grupo Quinto, três pianistas sonham com aventuras envolvendo músicas e bichos. Entre canções da música popular brasileira e do repertório clássico interpretadas ao vivo, eles usam o piano e instrumentos de percussão para entrar no mundo da fantasia dos bebês e das crianças pequenas. Este evento integra o projeto Eu, Criança, no Museu!, do Memorial Vale. Entrada gratuita, sujeita a lotação. Retirada de senhas uma hora antes do evento.
Leia mais »O grupo vocal Carona Brasil convida Babaya (sua preparadora vocal e mentora) para participar de uma alegre aventura musical no universo popular brasileiro. Nessa carona ainda está a diretora artística Inês Peixoto (atriz – Grupo Galpão), que dirige e canta com o grupo. O Carona Brasil, das integrantes Cássia Mattiello, Rosana Tunes e Carol Viana, canta a alegria! Uma alegria que é a marca registrada do povo brasileiro e é muito bem retratada nas músicas de carnaval. São marchas, frevos,…
Leia mais »Quem são e onde estão as realizadoras negras e periféricas? Com o intuito de responder a essas e a outras questões, será realizada sessão comentada com a presença de realizadoras, educadoras e pesquisadoras negras: Luana Costa, Dayane Gomes, Labibe Araújo, Simone Moura e Vanessa Beco. Mediação: Letícia Souza, integrante da Coletiva Malva. Filmes: Maria - Diretora: Elen Linth | 16’44 (Manaus, AM, 2017). Casca de Baobá - Diretora: Mariana Luiza | 12" (Rio de Janeiro, RJ, 2017). Em Busca…
Leia mais »O Memorial Minas Gerais Vale ultrapassa suas paredes e leva para a Alameda muita cultura e diversão para toda a família, por meio de atividades lúdicas e interativas, além de atrações culturais. Evento gratuito.
Leia mais »O Educativo do Memorial Minas Gerais Vale convida você para novas experiências de aprendizagem, descoberta, encantamento e aproximação com a arte, a história e a cultura mineiras. Em agosto, serão realizadas as seguintes ações educativas: REMINISCÊNCIAS A partir de fotografias antigas, a prática estimula o visitante a refletir e a criar narrativas baseadas em suas experiências pessoais e coletivas, apropriando-se das reminiscências do outro. Com uma máquina de escrever e uma folha em branco é sugerida a inserção do…
Leia mais »Eid Ribeiro, de volta à Cia. Absurda, dirige uma leitura de cartas, poemas e histórias extraordinárias nas suas criações, provocativas nas suas indagações e múltiplas para eletrificar reflexões. Sons e palavras chocantes, espúrias, quebradiças, contorcidas, farinhentas, sublimes e decrépitas para despertar na plateia a vontade vermiforme de borbulhar. Para isso, conta com a genialidade de Clarice, Gonçalo Tavares, Pirox, José Régio, Galeano, Thomas Bernhard e Groucho Marx. Este evento integra o projeto Leitura Rara, do Memorial Vale. Entrada gratuita,…
Leia mais »Como recriar e ressignificar a experiência de leitura de uma obra literária? Esse questionamento foi um ponto de partida para a criação de "ENTRE - Uma Casa Que se Torna, projeto idealizado pela artista e pesquisadora Dora Bellavinha. O trabalho expande a experiência de escrita da autora portuguesa Maria Gabriela Llansol, desconstruindo e materializando sua obra numa casa-instalação, e apresenta também um espetáculo-performance. Espetáculo-performance nos dias 4, 11, 18 e 25 de agosto (sábado), às 11h30; 9, 16, 23 e…
Leia mais »O show Balaio de Sinhá: Raiz, Agulha, Rosário e Pião tem por objetivo enfatizar a figura feminina como guardiã de importantes elementos culturais, seus saberes, histórias, crendices, ensinamentos e costumes familiares. Sim, porque a mulher é a guardiã de sua cultura no seio de seu lar. É ela quem canta a primeira canção para ninar ou brincar com seu filho. É ela quem prepara com carinho as primeiras roupinhas e mimos. Faz o primeiro chá contra a gripe e repassa…
Leia mais »Negro Amor é o projeto solo de Heberte Almeida. Neste trabalho o músico faz uma incursão pelo cancioneiro de vozes pretas, privilegiando sonoridades e temáticas relacionadas à música negra brasileira. Um afetuoso repertório autoral de canções acerca de narrativas e vivências da negritude e do amor. Este evento integra o projeto Diversidade Periférica, do Memorial Vale. Entrada gratuita, sujeita a lotação. Retirada de senhas uma hora antes do evento.
Leia mais »Praça da Liberdade, 640,
esquina com Rua Gonçalves Dias
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil
30140-010 – (31) 3308-4000
Links
Informações