A Cinemateca Brasileira vai percorrer o país com a mostra itinerante A Cinemateca é Brasileira. O projeto traz para Belo Horizonte, no Memorial Vale, os filmes: Anote ai ! 14/09, às 17h30 (quinta) Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) 14/09, às 20h (quinta) Bacurau (2019) 17/09, às 1h30 (madrugada de sábado para domingo) À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) Retirada de ingressos uma hora antes do evento. No máximo um ingresso por pessoa.…
Leia mais »A Virada Criativa do Memorial está de volta e comemorando 10 anos! Como em outras edições, a diversidade permeia todo o evento. Atrações variadas tomam conta do interior do espaço e do seu entorno em cerca de 12 horas de programação, que conta com shows musicais, performances, intervenções, oficinas, teatro, cinema e muito mais! Dia 16/09, sábado, Das 13h de sábado às 2h de domingo (somente na parte interna, a partir das 22h). Eventos gratuitos . 👉 DJ…
Leia mais »As memórias constroem retalhos na costura de um rio largo de afetos. Onde eu nasci, passa um rio. Onde a maioria de nós nascemos, crescemos e vivemos ainda passa um rio. Suas águas revelam as vidas de mulheres lavadeiras, que guardam a sabedoria dos cantos e dos sonhos a procura do tempo. Jéssica Marroques nasceu nas margens do Ribeirão Arrudas, em Contagem/MG. Das águas que ali brotavam escutava de sua avó a memória de um rio vivo e forte.…
Leia mais »A 17ª Primavera dos Museus, organizada pelo IBRAM, em 2023, leva o tema Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas para dentro dos Museus, oferecendo oportunidades para refletirmos sobre a construção da democracia de seus agentes. As memórias dos povos indígenas são essenciais para preservar suas culturas, línguas e conhecimentos ancestrais. Muitas comunidades indígenas enfrentaram séculos de colonialismo, exploração e opressão que causaram a perda de terras, a destruição de tradições e a negação de seus direitos fundamentais. A…
Leia mais »O Memorial recebe mais uma atração da série “Música de Câmara”, projeto da Orquestra Ouro Preto que reúne grandes talentos da música mineira. A apresentação será com o Duo Rodrigo Oliveira e Miriam Bastos. Esses dois talentosos artistas se unem para apresentar um surpreendente concerto em duo de violino e piano, conduzindo o público a um instigante repertório com Fritz Kreisler, Beethoven, Piazzolla e outros compositores ilustres. Orquestra Ouro Preto tem patrocínio do Instituto Cultural Vale. Anote ai ! Dia…
Leia mais »Quais são os sons do Brasil? Uma variedade de gêneros: samba, choro, MPB, bossa nova e ritmos regionais. Do baião ao xaxado, do axé ao rock’n roll e a música clássica. O projeto “Já Raiou a Liberdade – Os Sons do Brasil” é uma celebração da musicalidade e cultura brasileira. Confira a programação no Memorial Vale: Dia 23/09, sábado 11h Show Direto no Coração, com Claudio Nucci Claudio Nucci, violonista, apresenta o seu novo show, Direto no Coração. Repertório versátil…
Leia mais »O violonista, guitarrista e compositor Tabajara Belo realiza show de lançamento do álbum "Disco 73". Passeando entre violões e guitarra, Tabajara será acompanhado por Bruno Pimenta - flautas, Emílio Castilho - piano, Hiago Fernandes - contrabaixo e Henrique Nolasco - bateria. Tabajara Belo é violonista, guitarrista e compositor de destaque na cena musical de Minas e do Brasil. Bacharel em violão pela UFMG, Master of Guitar pela University of Arizona e PhD em Composição pela University of Florida, é professor…
Leia mais »O espetáculo memora as heranças transmitidas pelos saberes das plantas, na instauração de um corpo quintal que se estabelece por meio de um mascaramento realizado com folhas, frutos, raízes e legumes do dia a dia afro-indígena brasileiro. O objetivo do trabalho é sensibilizar o público para o legado afro-indígena no cotidiano, por meio da relação com a terra, compreendendo seus ciclos de plantar e colher. Jonata, cria das Minas Gerais, é artista da escrita, das artes visuais, do cinema e…
Leia mais »Um bate -papo direcionado a professores, pais e artistas que estejam interessados em pensar sobre a presença de bebês e crianças em espaços culturais e o seu direito a arte, beleza e cultura. https://www.youtube.com/watch?v=6wAWCVqx3d0 Paulo Fochi é Doutor em Educação (USP), Professor (Unisinos) e Fundador do OBECI (Observatório da Cultura Infantil). Conferencista nacional e internacional. Já atuou em diversos trabalhos junto ao Ministério da Educação, dentre esses, como um dos quatro consultores para a elaboração da Base Nacional Comum…
Leia mais »Praça da Liberdade, 640,
esquina com Rua Gonçalves Dias
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil
30140-010 – (31) 3308-4000
Links
Informações