O Cerrado é o personagem principal de diversas séries de fotografias e vídeos, em que o artista Pedro David interpreta, a partir do estabelecimento de uma relação íntima com a natureza, características do bioma e questões cruciais para sua manutenção. As fotografias expostas fazem parte das séries Mara, Ar Puro, Troncografia, Mãe Pedra, Cristalina e Intermitências. Todas realizadas entre 2020 e 2023. Integra o projeto Mostra de Fotografia, com curadoria de Eugênio Sávio A mostra fica no espaço café do Memorial…
Leia mais »No dia 12/02(domingo) teremos o bloco "Todo Mundo Cabe no Mundo" que desfilou pelas ruas de Santa Efigênia e do Funcionários, pela primeira vez, em 2016. Idealizado pelo artista Marcelo Xavier, o bloco realizará um ensaio geral na escadaria externa do Memorial com a presença da Corte Momesca do carnaval de BH 2023. Integra o projeto Gerais Cultura de Minas https://www.instagram.com/todomundocabenomundo/ Dia 12/02, Domingo, de 10h30 às 12h30 Na Escadaria externa do Memorial Vale Fotografia: Sofia Cordeiro …
Leia mais »Dudude, artista de dança, é reconhecida não somente pelo seu trabalho na dança, mas pelas criações em que faz a interseção com diversas outras linguagens artísticas como o teatro, a performance, a música. Premiada diversas vezes como diretora, coreógrafa e intérprete. Dudude é uma das artistas pioneiras no Brasil a utilizar linguagem da improvisação em dança. A artista desenvolveu uma maneira singular de aplicar, ensinar e entender a dança contemporânea. Construiu uma pedagogia própria, a qual tem no corpo orgânico…
Leia mais »O músico contrabaixista Pedro Gomes apresenta show do seu disco Magma, gravado em 2022. No palco, com Pedro, estarão os músicos Breno Mendonça, no saxofone, Lucas de Moro, no teclado e Paulo Frois, na bateria. Pedro Gomes é natural de Belo Horizonte. Como instrumentista já atuou com Flávio Venturini, Diogo Nogueira, Frejat, Ana Carolina, Toninho Horta, Ana Vitória e outros. É um dos integrantes do Trivial Trio e foi um dos vencedores do BDMG Instrumental de 2021. Integra o…
Leia mais »O Educativo do Memorial Vale convida o visitante para uma imersão na exposição Babélica. Os artistas criam relações diversas com o espaço urbano e suas questões sociais, e o público poderá participar através de cartas deixadas escritas ou desenhadas na exposição, a partir de perguntas sugeridas pelo Educativo. A carta será entregue a outro visitante, que por sua vez, fará uma resposta. A ação acontecerá aos sábados e domingos neste mês de março, no horário de funcionamento do Memorial. Sábados…
Leia mais »Nas apresentações, o Coletivo Docilaré promove um encontro gostoso entre o Samba Canção, o Samba de Roda, o Partido Alto, o Samba Reggae e o Pagode. Apresentam repertório composto por músicas de seus trabalhos autorais e interpretam sambas importantes do cancioneiro brasileiro. O Coletivo Docilaré é formado pelas cantoras Dóris, Cida Reis e Raquel Seneias, três mulheres sambistas que construíram suas carreiras driblando o preconceito social e o machismo no samba. Integra o projeto Memorial Mulheres, com curadoria de…
Leia mais »Ministrada por Janaina Morse, com carga horária de 9h (3h por dia). Através de jogos e improvisações coletivas e individuais, experimentam-se o estado da palhaça, seu universo, o lugar de fala e de representação. Integra o projeto Contemporâneo. De 14 a 16/03, às 14h no Memorial Vale Inscrição prévia (gratuita) pelo telefone (31) 3343-7317. Vagas limitadas. Público-alvo: Mulheres adultas. Foto: Bia Fontes
Leia mais »MorRir, com direção de Lily Curcio. Um espetáculo para o público adulto, que integra a programação do Debuta, Encontro de Palhaçaria Feminina. Quatro palhaças jogando com a morte e com o movimento que ela traz. A dor, o apego, a partida, as burocracias, as lembranças...O que fazer quando não há palavras? Integra o projeto Contemporâneo. Dia 16/03, Quinta – Feira, às 19h30 no Memorial Vale Retirada de ingressos uma hora antes do evento. No máximo um par de ingressos por…
Leia mais »Um bate-papo que integra a programação do Debuta, Encontro de Palhaçaria Feminina. Conversas e reflexões sobre o feminino na arte da palhaçaria, seus recortes de identidade, a raça e a comicidade, com participação de Juliene Lellis e Dagmar Bedê e mediação da palhaça Brisa. Integra o projeto Contemporâneo. Dia 17/03, Sexta – Feira, às 16h30 no Memorial Vale Retirada de ingressos uma hora antes do evento. No máximo um par de ingressos por pessoa. Lugares limitados. Foto: Autorretrato
Leia mais »Praça da Liberdade, 640,
esquina com Rua Gonçalves Dias
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil
30140-010 – (31) 3308-4000
Links
Informações