A visita a uma exposição de arte pode ser também uma brincadeira? Venha descobrir as histórias das culturas negras e indígenas através de roteiros divertidos que resgatam diferentes aspectos da cultura mineira. A visita tem entrada gratuita, é direcionada a diferentes faixas etárias e não necessita de agendamento. Público-alvo: crianças a partir de 4 anos, adolescentes e seus acompanhantes. Lotação: 10 pessoas. Duração: 1 hora. Ação com acessibilidade em Libras. Dias 10, 11, 17, 18 de maio, às…
Leia mais »Venha conhecer uma roda aberta, onde o público terá contato com a prática e as tradições da Capoeira, símbolo de resistência que faz parte da identidade cultural brasileira. Antônio Magno pratica a Capoeira desde 1999, no Grupo Axé Bahia em Monlevade, com o mestre Canguru, e se tornou professor na Associação de Capoeira Chora Berimba, sendo atualmente vice-presidente da instituição. Integra o projeto Gerais Cultura de Minas do Memorial Vale. Dia 10 de maio, às 11h A…
Leia mais »Com base no trabalho de Jorge dos Anjos, convidamos o público a refletir sobre o afrofuturismo na arte, montando máscaras com formatos e estéticas que dialogam com a obra do artista. A oficina tem entrada gratuita, é direcionada a diferentes faixas etárias e não necessita de agendamento. Público-alvo: famílias com crianças a partir de 6 anos. Lotação: 20 pessoas por sessão. Duração: 1 hora. Oficina com acessibilidade em Libras. Dias 10, 11, 17 de maio, às 14h A…
Leia mais »A Guarda de Congo de Nossa Senhora do Rosário dos Borges foi fundada pelo Sr. Salvador Silvério Elói em 1992, passando o legado para as mulheres de sua família que perpetuaram a celebração e a devoção do Rosário até os dias de hoje, com suas fitas coloridas e tambores. Na apresentação, o grupo celebrará as festas do mês de maio. Integra o projeto Gerais Cultura de Minas do Memorial Vale. Dia 10 de maio, ás 16h A…
Leia mais »Organizada pela Comunidade Quilombola dos Arturos, a festividade é um testemunho vivo da herança cultural e da luta pela liberdade. Ao longo dos anos, o encontro reflete a riqueza da cultura negra mineira e reafirma o compromisso com a preservação de suas tradições e a luta por direitos. Uma das mais antigas comunidades quilombolas do país, símbolo da cultura negra mineira, a Comunidade Quilombola dos Arturos é patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais. Sua história começou há mais de um…
Leia mais »Em um cenário de mudanças nos territórios e nas políticas de memória, o Memorial Minas Gerais Vale propõe uma roda de conversa que reunirá o artista e professor Marcel Diogo e o Padre Mauro, diretor e idealizador do Muquifu – Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos de Belo Horizonte. A mediação será realizada pela educadora Liliane Augusta Moreira, uma das curadoras da exposição "Oriará - Arte Educação em Movimento". A roda de conversa propõe uma reflexão crítica sobre o papel…
Leia mais »O Grupo das Lavadeiras da Prainha foi criado em 2009 na Associação Bem Viver da Terceira Idade (Abevit), tendo por inspiração as obras da escritora local Dona Geraldina, que buscou registrar a labuta das mulheres em lavar as roupas do rio Santa Bárbara, incentivando umas às outras através da música. Integra o projeto Gerais Cultura de Minas do Memorial Vale. Dia 17 de maio, às 11h A apresentação acontece na Praça Central, em São Gonçalo do Rio Abaixo…
Leia mais »Como dissidência da Guarda de Marujo de Nossa Senhora da Guia, foi criada pelo senhor Capitão-Regente Joaquim Bento de Souza a Guarda de Moçambique de São Jorge Guerreiro. Faz parte da identidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, tendo sido fundada pelo senhor Benedito de Souza e mantida pelos seus descendentes. Atualmente participam da guarda cerca de 60 componentes. Durante os anos 1990, o grupo da comunidade de Fernandes iniciou as suas atividades, continuando a trajetória de manutenção da tradição…
Leia mais »A visita a uma exposição de arte pode ser também uma brincadeira? Venha descobrir as histórias das culturas negras e indígenas através de roteiros divertidos que resgatam diferentes aspectos da cultura mineira. A visita tem entrada gratuita, é direcionada a diferentes faixas etárias e não necessita de agendamento. Público-alvo: crianças a partir de 4 anos, adolescentes e seus acompanhantes. Lotação: 10 pessoas. Duração: 1 hora. Ação com acessibilidade em Libras. Dias 24, 25, 31 de maio e 01…
Leia mais »Praça da Liberdade, 640,
esquina com Rua Gonçalves Dias
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil
30140-010 – (31) 3308-4000
Links
Informações