A Dança com o Pote é uma manifestação cultural ancestral quilombola. Era praticada em festejos e se tornou símbolo de luta e resistência no território do Gorutuba. O Quilombo dos Gurutubanos ocupa as margens férteis do Rio Gorutuba, entre os municípios mineiros de Porteirinha, Pai Pedro, Janaúba, Gameleiras e Jaíba, desde o final do século XVIII. Evento com acessibilidade em Libras. Integra o projeto Gerais Cultura de Minas do Memorial Vale. Dia 23 de março, às 16h A…
Leia mais »O batuque é uma dança ancestral da cultura quilombola praticada em várias ocasiões, como em casamentos, festejos e folia de reis. Ela simboliza a luta e resistência do povo quilombola localizado no território do Gorutuba. O Quilombo dos Gurutubanos ocupa as margens férteis do Rio Gorutuba, entre os municípios mineiros de Porteirinha, Pai Pedro, Janaúba, Gameleiras e Jaíba, desde o final do século XVIII. Evento com acessibilidade em Libras. Integra o projeto Gerais Cultura de Minas do Memorial Vale.…
Leia mais »Ações culturais e educativas vão animar a Praça da Liberdade no sábado, mantendo vivos os programas do Memorial Vale enquanto o edifício-sede passa por obras de renovação e instalação de uma nova expografia permanente. A programação do Quintal do Memorial de março tem como tema o trabalho e a vivência da mulher na sociedade e contará com shows, peça de teatro e oficina criativa. Evento com acessibilidade em ampliada. Dia 29 de março, das 12h às 20h O…
Leia mais »DJ Black Josie apresenta suas mixagens de música brasileira e outros groovies no Quintal do Memorial. Musicista e produtora musical, Luciana Gomes reúne suas habilidades e experiências profissionais para dar vida à “DJ Black Josie”. Dedica-se à pesquisa da soul music e sua reverberação no Brasil (Música Preta Brasileira). Integra o projeto Memorial Mulheres do Memorial Vale. Dia 29 de março, das 12h ás 20h Entrada gratuita
Leia mais »Que tal usar sua criatividade para construir uma estampa cheia de significado e história? Então, vem com a gente! Nesta oficina proposta pelo Programa Educativo do Memorial Vale vamos aprender técnicas alternativas para criação de estampas e conhecer trajetórias de mulheres incríveis. Ficou animado? Escolha uma camisa, chame os amigos e sua família e vem para o Quintal do Memorial! Evento com acessibilidade em Libras. Dia 29 de março, ás 13h Entrada Gratuita
Leia mais »A ação é um encontro espontâneo com o público, utilizando a linguagem da palhaçaria como meio de acesso à música. Minha Companhia é uma coletiva artística feminina fundada em 2019 que se dedica a projetos que integram teatro, palhaçaria e música, abordando o universo das infâncias por meio de narrativas contemporâneas e diferenciadas. O grupo possui em seu repertório 2 álbuns musicais, sendo um deles contemplado em 4º lugar no Prêmio da Música Popular Mineira. Integra o projeto Contemporâneo do…
Leia mais »A roda de pandeiro é uma vivência coletiva, na qual oralidade, solfejos e fonemas são centrais na troca entre regentes e participantes. A metodologia de As Panderista valoriza a diversidade e adapta-se às experiências de cada pessoa, criando um espaço dinâmico de aprendizado e expressão. As Panderista é um projeto criado em 2016 em Belo Horizonte e tem como objetivo ocupar as ruas e praças da cidade com música, por meio de rodas de pandeiros formadas exclusivamente por mulheres. Além…
Leia mais »A exposição Oriará convida a Associação Jaibense de Capoeira Arte de Minas para uma roda aberta onde o público poderá conhecer mais sobre a expressão cultural afro-brasileira que mistura arte marcial, dança e música. A ação será ministrada pelo professor Valdivino Gancho. Integra o projeto Gerais Cultura de Minas do Memorial Vale. Dia 29 de março, às 16h A apresentação acontece na Rua Brasília no Mercado Municipal de Jaíba (MG), durante a exposição itinerante “Oriará” do Memorial Vale. …
Leia mais »Manu Dias é uma voz marcante do samba mineiro, com mais de 20 anos de carreira. Natural de Ouro Preto, ela é conhecida por seu carisma, talento e voz poderosa. Manu já dividiu o palco com grandes nomes da MPB e lançou seu primeiro CD, Sambadear, em 2019. Ela também é idealizadora do Samba D"Casa e participa de iniciativas culturais que movimentam a cena musical da cidade. Com autenticidade e emoção, Manu leva o samba a novos espaços e públicos.…
Leia mais »Praça da Liberdade, 640,
esquina com Rua Gonçalves Dias
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil
30140-010 – (31) 3308-4000
Links
Informações