A apresentação da Guarda de Congo de Congonhas (MG) contará com o encontro de mestres, toadas, instrumentos e tradições passadas entre gerações. A Guarda de Congo teve sua formação em 1963 como forma de manutenção das tradições dos povos africanos no território, com o objetivo de promover o legado e os saberes dos povos da diáspora. Integra o projeto Gerais Cultura de Minas do Memorial Vale. Dia 23 de fevereiro, às 15h A apresentação acontece na Praça Antônio Borges…
Leia mais »Segundo ensaio aberto do bloco Corte Devassa, que completa 13 anos. Com a proposta de manter o carnaval no chão da rua, sem trios elétricos, com marchinhas tradicionais e temas do conhecimento popular, a Corte celebra o corpo, que é palco de luta e também de afeto, de irreverência, de prazer e de alegria. A Corte Devassa surgiu em 2011, dentro da Fundação Clóvis Salgado (Cefart), em uma turma do teatro com a temática de deboche e sátira à Corte…
Leia mais »Terceiro ensaio aberto do bloco Corte Devassa, que completa 13 anos. Com a proposta de manter o carnaval no chão da rua, sem trios elétricos, com marchinhas tradicionais e temas do conhecimento popular, a Corte celebra o corpo, que é palco de luta e também de afeto, de irreverência, de prazer e de alegria. A Corte Devassa surgiu em 2011, dentro da Fundação Clóvis Salgado (Cefart), em uma turma do teatro com a temática de deboche e sátira à Corte…
Leia mais »Ensaio aberto com o bloco Corte Devassa, que completa 13 anos. Com a proposta de manter o carnaval no chão da rua, sem trios elétricos, com marchinhas tradicionais e temas do conhecimento popular, a Corte celebra o corpo, que é palco de luta e também de afeto, de irreverência, de prazer, de alegria. A Corte Devassa surgiu em 2011, dentro da Fundação Clóvis Salgado (Cefart), em uma turma do teatro com a temática de deboche e sátira à Corte Francesa…
Leia mais »O Memorial Minas Gerais Vale convida educadores para participar da formação “Encontro com Professores”, parte da itinerância da Exposição Oriará – Arte e Educação em Movimento, em Jaíba (MG) A formação abordará conteúdos como oralidade, território, linguagem, tecnologias e bem viver, conectados à exposição e às práticas pedagógicas antirracistas. Também serão apresentados os cadernos Oriará para estudantes e professores, com sugestões práticas para integração ao currículo escolar. Venha trocar experiências, aprofundar reflexões e explorar novas possibilidades pedagógicas! Dia 17 de…
Leia mais »O Memorial Minas Gerais Vale convida educadores para participar da formação “Encontro com Professores”, parte da itinerância da Exposição Oriará – Arte e Educação em Movimento, em Jaíba (MG) A formação abordará conteúdos como oralidade, território, linguagem, tecnologias e bem viver, conectados à exposição e às práticas pedagógicas antirracistas. Também serão apresentados os cadernos Oriará para estudantes e professores, com sugestões práticas para integração ao currículo escolar. Venha trocar experiências, aprofundar reflexões e explorar novas possibilidades pedagógicas! Dia 18 de…
Leia mais »Uma visita a uma exposição de arte pode ser também uma brincadeira? Venha descobrir as histórias das culturas negras e indígenas através de roteiros divertidos que resgatam diferentes aspectos da cultura mineira. A visita tem entrada gratuita, direcionada a diferentes faixas etárias, e não necessita de agendamento. Público- alvo: crianças a partir de 4 anos, adolescentes e seus acompanhantes. Lotação: 10 pessoas Duração: 1 hora Dias 22, 23 , 29 e 30 de março | ás 10h A Visita Brincante…
Leia mais »A associação mantém a tradição da Folia de Reis em Jaíba, o grupo promove além de práticas culturais, os saberes e tradições da região. Mais do que uma simples reunião de pessoas idosas, é um testemunho vivo de que a felicidade pode ser encontrada em cada momento, gesto de cuidado e conexão humana. Integra o projeto Gerais Cultura de Minas do Memorial Vale. Dia 22 de março, às 11h A Folia de Reis acontece na Rua Brasília…
Leia mais »Com base no trabalho de Jorge dos Anjos, convidamos o público a refletir sobre o afrofuturismo na arte, montando máscaras com formatos e estéticas que dialogam com a obra do artista. A oficina tem entrada gratuita, direcionada a diferentes faixas etárias, e não necessita de agendamento. Público -alvo: famílias com crianças a partir de 6 anos Lotação: 20 pessoas por sessão Duração: 1 hora Dias 22, 23 , 29 e 30 de março | ás 14h A oficina…
Leia mais »Praça da Liberdade, 640,
esquina com Rua Gonçalves Dias
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil
30140-010 – (31) 3308-4000
Links
Informações