A atriz carioca Fabianna de Mello e Souza, a partir de sua pesquisa com as máscaras, propõe uma experiência inédita ao viver diferentes mascaramentos. A partir da presença disruptiva das máscaras na geografia do comum, a performance provoca novos “veres“, então, novos sentires. Integra o projeto Sensações Memoráveis, com a curadoria de Dudude Herrmann. Data: 25 de abril Horário: quinta-feira, às 19h Retirada de ingressos 1 hora antes do evento. Apenas um ingresso por pessoa. Sujeito a lotação.…
Leia mais »Um show poético musical que celebra a arte do caminhar, uma homenagem ao artista mambembe, ao andarilho e à vocação nômade do artista, que parte sempre em busca de seu público. Traz os atores-músicos para a cena como trovadores populares e contemporâneos, tocando, cantando e recitando. Direção de Eduardo Moreira e direção musical de Sérgio Pererê. Proncovô é um show desenvolvido por Laura de Castro (bailarina, atriz, professora, palhaça, diretora, musicista e produtora cultural) e Zé Motta (músico, compositor, formado…
Leia mais »Os musicistas Cássia Lima (flauta), Alexandre Barros (oboé), Marcus Julius Lander (clarinete), Adolfo Cabrerizo (fagote) e Alma Maria Liebrecht (trompa) vêm ao Memorial Vale no dia 2 de maio, dando início ao projeto Filarmônica no Memorial – Música de Câmara. Nesta edição, o repertório é marcado por obras de Claude-Paul Taffanel, Franz Joseph Haydn e Paquito D"Rivera. A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale. 📅 Data: 02 de Maio ⏰Horários: Quinta-feira, às 19h…
Leia mais »Maio é o mês das mães. Você já pensou no presente? Que tal itens criativos e originais? A Feira do Memorial, desde 2015, oferece muitas novidades em produtos para decorar ou presentear. O evento coloca em contato artistas e público, que poderá conhecer e adquirir trabalhos exclusivos cheios de criatividade e originalidade. Expositores confirmados: Indígenas da Aldeia Katurãma, Ateliê Danyele Silva, Studio Bonds, Ora Pro Nobis Cosméticos, Arte da Lilica, Marcatte Acessórios, Olivianí Acessórios, Raiz Ateliê Botânico, Marcella…
Leia mais »Segundo Cyro dos Anjos, “as coisas não estão no espaço, as coisas estão no tempo”. No rastro das palavras do escritor a exposição Tempo e Patrimônio convida você a passear pelas temporalidades do prédio que abriga o Memorial Minas Gerais Vale, observando sua construção e modificação. A mostra traz fotografias de arquivo do Iepha-MG e materiais de mediação tátil e audiovisual, desenvolvidos pelo Programa Educativo. A Exposição fica no Cyber do Memorial até o dia 28/07/2024. Evento gratuito |…
Leia mais »Festival Solos Dissidentes é um projeto voltado para a difusão e a fruição de obras cênicas com o recorte de solos de artistas mulheres, LGBTQIAPN+, negres, indígenes, PCDs, obeses e demais dissidências. O evento realiza sua primeira edição em 2024. Panamby, que faz parte do espetáculo cênico, é artista, des-ensinadore, mãe/mamão. Dedica-se à pesquisa e criação poética a partir de limites psicofísicos, práticas corporais, sonoras e oníricas em experiências rituais, aparições, vultos e visagens. Segue suturando na vida e…
Leia mais »Festival Solos Dissidentes é um projeto voltado para a difusão e a fruição de obras cênicas com o recorte de solos de artistas mulheres, LGBTQIAPN+, negres, indígenes, PCDs, obeses e demais dissidências. O evento realiza sua primeira edição em 2024. “Dissidência” é um termo relacionado à diversidade. Dissidente é a pessoa que diverge de uma norma, um padrão, um discurso que é imposto sobre os demais. O Festival Solos Dissidentes surge com o intuito de promover, através das artes…
Leia mais »Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, em 18 de maio, convidamos o público a refletir sobre o tema "Museus, Educação e Pesquisa", proposto pela 22ª Semana Nacional de Museus. Neste mês, o Programa Educativo propõe mostras, palestras e visitas mediadas nas exposições temporárias e de longa duração. Museus para uma vida em comum Como os museus podem criar situações que favoreçam compreensões de mundo, circulação de saberes e experiências com as diversas formas de vida? Essa pergunta desafia…
Leia mais »As inter-relações entre sons, movimentos e objetos são os materiais dessa improvisação. Acaso, composição, escuta e meditação. Os objetos sonoros criados pelo duo instrumental O Grivo e a coreógrafa Thembi Rosa se juntam mais uma vez nessa instalação sonora coreográfica. A dilatação do tempo, as conexões que se dão a ver e a ouvir pelos movimentos, pelas ondas sonoras, por suas modificações em sons sintetizados e pelos gestos nem sempre conectados à música. Computadores, captadores, madeira, corpos, fios, bambus entrelaçam-se,…
Leia mais »Praça da Liberdade, 640,
esquina com Rua Gonçalves Dias
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil
30140-010 – (31) 3308-4000
Links
Informações